Plantão
Turismo

Rio Itanhaém

Publicado dia 27/08/2016 às 02h09min | Atualizado dia 28/08/2016 às 00h18min
O Rio Itanhaém é formado pela junção dos rios Preto, Branco, Aguapeú e muitos afluentes. As principais paisagens naturais que avistamos são os manguezais.

O Rio Itanhaém é formado pela junção dos rios Preto, Branco, Aguapeú e muitos afluentes. As principais paisagens naturais que avistamos são os manguezais.

As plantas do mangue, para poderem crescer num solo como esse, tiveram que passar por profundas adaptações; as raízes afundadas no lodo pobre em oxigênio, lançam ramos de volta à superfície para poderem respirar; outras plantas desenvolveram glândulas especiais na base das folhas para eliminar o excesso de sal.

As águas remansosas e tépidas do mangue são ricas em compostos orgânicos que alimentam seres microscópicos: o Plâncton.
Os manguezais são verdadeiros berçários do mar, garantindo alimentação abundante e variada à todas as espécies marinhas que ali vão depositar seus ovos.

Durante a maré baixa, podemos observar nas barrancas, os caranguejos, além das ostras fixadas às raízes das árvores. Os terrenos que vão se tornando mais altos, sofrem menos a ação das águas salobras e já suportam muitas espécies diferentes de vegetais. O solo é pobre em quase toda a planície litorânea que há cerca de cinco mil anos atrás, estava encoberta pelo mar.

O Country Clube localiza-se às margens do rio Itanhaém, no bairro Jardim Coronel. O local possui pequena infra-estrutura, mas é agradável para quem procura calmaria, passeios à cavalo.

Possui também uma pequena praia fluvial. Neste local encontra-se trapiche para barcos, inclusive de barcos turísticos que realizam viagens pelo rio, iniciando pela "Barra" do Itanhaém; cerca de vinte minutos muito agradáveis por um dos afluentes de maior porte do município.

Fonte: uol

ÚLTIMAS Notícias

Laxante Natural Rápido caseiro

06 de dezembro de 2017 às 05:07:15

Alimentos Ricos em Vitamina A

06 de dezembro de 2017 às 05:02:56

Top 3

Passeios imperdiveis em Itanhaém e Região

26 de agosto de 2016 |   314

Passeio de Barco

25 de agosto de 2016 |   259